A Instituição



O Centro Social e Paroquial de Meãs teve o seu início oficial a 14 de Março de 1989. Tem registo como IPSS na DGAS nº 44/89 das folhas 26 e 27 do livro nº 4 das fundações de Solidariedade Social. No entanto desde 1986 que estava em funcionamento o ATL com o apoio da Caritas de Coimbra.

De acordo com os seus estatutos, art.2, o Centro Social e Paroquial de Meãs do Campo tem como finalidade contribuir para a promoção integral de todos os paroquianos. Para a prossecução destes objectivos propõe-se manter actividades de apoio a crianças e jovens, à população idosa, às situações de invalidez e à família.

Face ao cada vez maior número de utentes e às exigências cada vez mais rigorosas por parte da Segurança Social, surge a necessidade de fazer um novo projecto que englobasse a construção de uma cozinha nova, novos refeitórios para os idosos e as crianças e todo um conjunto de instalações para as crianças da Creche, A.T.L e do Apoio à Família.

Para a concretização desse projecto, intitulado “A Nova Creche”, a Instituição realizou um empréstimo bancário e teve o apoio co-financiado do Governo da República Portuguesa através do Ministério do Trabalho e Solidariedade Social e de fundos comunitários “FEDER” (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional).

A obra foi inaugurada a 21 de Julho de 2007 na presença da comunidade e de várias entidades como o Centro Distrital da Segurança Social de Coimbra e do Sr. Bispo D. Albino Cleto.

Actualmente a Instituição tem acordos com a Segurança Social para as seguintes valências:

Creche (33 utentes)

Centro de Actividades de Tempos Livres – CATL (40 utentes)

Centro de Dia – CD (20 utentes)

Serviço de Apoio Domiciliário – SAD (25 utentes)

Estrutura Residencial para Pessoas Idosas – ERPI (25 utentes)

Procurando também dar resposta à cultura e aos jovens da comunidade foi construído o Centro Cultural “Pátio Bar”, que para além de um bar onde todos se podem reunir, dispõe de um agradável espaço verde com piscina e de um Museu de Arte Sacra. Esta obra foi realizada com o apoio de fundos comunitários “Leader + Adelo” e foi inaugurada em 19 de Novembro de 2005.

Durante estes anos foi também adquirido um mini autocarro e algumas carrinhas de modo a poder responder às necessidades provocadas pelo cada vez maior número de utentes.

A partir de 2007 o Centro conhece uma outra dinâmica, com mais actividades e com a envolvência e participação de cada vez mais utentes e pessoas da comunidade nas referidas actividades.

São também adquiridas 3 viaturas de modo a substituir e aumentar a capacidade de resposta da Instituição face ao cada vez maior número de utentes e actividades.

Encontra-se elaborado o projecto de construção de balneários a realizar no Pátio Bar estando a aguardar financiamento.

Actualmente, o Centro Social conta com cerca de 190 utentes, divididos por todas as valências do Centro: Creche (4 meses aos 3 anos: das 7h30 às 19h); CATL (dos 6 aos 12 anos: das 7h30 às 9h e nos períodos de final de aulas até ás 19h30); Centro de Dia; SAD e ERPI; bem como às A.A.A.F (Actividades de Animação e Apoio à Família – Fazendo o apoio ao Jardim de Infância da rede pública, assegurando o bem-estar das crianças nos períodos não lectivos: 7h30-9h; 12h-13h30; 15h30-19h; bem como as férias);

Tem várias parcerias com diversas entidades: Instituto da Segurança Social, IP; Câmara Municipal de Montemor-o-Velho (protocolos no âmbito da educação nas actividades de animação e apoio à família para as crianças do Jardim de Infância da Rede Pública e fornecimento das refeições ao Jardim de Infância da Rede Pública e Escolas do 1ª CEB); Parceiros no Conselho Local Acção Social (CLAS); Parceiros do Grupo de Trabalho de Idosos; Representante das IPSS’s nas modalidades restrita e alargada da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Montemor-o-Velho; parceiros de colaboração da Rede Local de Intervenção Social (RLIS); Parceiros do Núcleo de Intervenção Social no âmbito do Rendimento Social e Inserção (RSI); Parceiros do CLDS “IMontemor3G”; Instituto do Emprego e Formação Profissional (CEI’s e estágios profissionais); Junta de Freguesia de Meãs do Campo; IPSS’s do concelho de Montemor-o-Velho; Misericórdias; Centro de Saúde Montemor-o-Velho e Extensão de Saúde de Meãs do Campo; Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho; Associações Sócio Recreativas, Culturais e Desportivas do concelho e Escola Superior de Educação;